quarta-feira, 6 de abril de 2011

Culto de Ensino 23/03/11 - Que tipo de cédula você é?

Texto base: Cl 2: 4-23 Ef 4: 23-29

I. Nosso rosto está estampado em algum real valor, somos conhecidos por pessoas que nunca vimos, e muitas delas nos dão características segundo o nosso proceder. O nosso investimento dependerá muito de nossa transição espiritual neste mundo, por isso o nosso crédito está nas mãos do nosso Senhor (Hb 12:1).

II. A dívida paga
Éramos presos pelas nossas satisfações e desejos desenfreados, acumulamos juros sem poder saldá-los por causa da concupisciência e a cegueira espiritual. O agiota de almas continua enchendo o seu banco de pessoas desamparadas, por isso fomos resgatados para apresentar aos povos nova proposta de vida (1Pe 1: 18, 19).

III. A Purificação
Deus nos purificou arrancando-nos da masmorra da luxúria; olhávamos somente para o desenvolvimento do pecado, não tínhamos valor algum. Por isso Jesus, a maior riqueza, mudou de vez nossa vida.

IV. A Preparação
Nosso mestre advertiu-nos quanto a valorização de nossa mudança, quando esperávamos reconhecimento do mundo, despencou-se de vez nossas bolsas de valores (1Co 4: 13). A nossa alta valorização cristã será caçada pelos difamadores deste século. Por isso, não é surpresa para nenhum cristão assíduo na Palavra (Jo 15: 19, 20).

V. Os dois tipos de cédula
Segundo o dicionário de Língua Portuguesa Escolar, cédula é título de dívida pública (apólice), voto ou papel apropriado para tal.

a) A cédula resgatada e vinculada ao selo da vida eterna: Uma vez saldado o alto preço, o novo homem e a nova mulher receberá um sinal da benção como propriedade de quem o resgatou (Efésios 4: 17-30).
b) A cédula resgatada e desvinculada do selo da vida eterna: Há inúmeros homens e mulheres que Deus resgaatou da mão do agiota do mundo que não suportaram a real conversão de valores santos, assim, amaram as cobiças e legalidades de uma vida devassa e cheia de dívidas pecaminosas, como: a prostituição, a inveja, a mentira... (1Tm 1: 15-20)

VII. O poder humano
  • Poder governamental (Rm 13: 1-2)
  • Tributos/impostos (Mt 17: 24-27) Obs: o resgate começo a iniciar-se quando Jesus pagou a dívida espiritual de Pedro, e não a física (cobrança inválida).
  • Os incircuncisos projetaram uma cédula com a pessoa de Jesus um montante de 30 moedas de prata.
  • Uma vez saldado o alto preço, o novo homem e a nova mulher receberá um sinal de benção como propriedade particular de quem o resgatou (Ef 4: 17-30).
Bispo Jaílson

Nenhum comentário:

Postar um comentário