quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Culto de Ensino 14/09/11 - Resistindo à retaliação inimiga

TEXTO BASE: Ne 4:1-3

Construindo uma forte muralha
O Antigo Testamento revela que a cidade de Jerusalém veio a se tornar ruína por causa do pecado da desobediência, o próprio infortúnio dos israelitas os levaram ao verdadeiro caos. Totalmente destruída e irreconhecível, a cidade de Deus estava em Monturo (Ne 1:3). Com a reconstrução dos muros de Jerusalém pelo comando de Neemias, observamos que Deus levanta verdadeiros adoradores para não deixar a sua obra perecer. No ano 444 a.C., Neemias recebe a missão de erguer as muralhas de Jerusalém, intercedendo e trabalhando pelo povo e pela sua nação.

Verdadeira vigilância
Na obra do Senhor, jamais alguém cresce sem o cuidado necessário quanto a sua vida cristã. São muitos os adversários que se levantam contra os servos de Deus, mas jamais conseguirão vencer um povo protegido (Ne 6:14-16).

O real clamor de um servo
Neemias - "Deus consola". Poucos sãos os cristãos que têm amor por Deus, principalmente aqueles que, quando as lutas se aproximam, acabam abandonando a casa do Senhor. Neemias lutou até o fim, e detalhe: animou seus irmãos a se levantarem de uma situação realmente delicada (Ne 4:6).

Arrependimento que traz renovo
As Escrituras nos relatam que o rei Nabucodonosor da Babilônia havia destruído e levado cativo muitos judeus, que permaneceram 70 anos presos em terra inimiga, depois retornaram com Zorobabel para reedificar o templo destruído. Vieram com ele cerca de 42.360 judeus e o templo foi reinaugurado no ano 516 a. C. Nenhuma obra pode ser erguida ou reerguida sem a permissão do Espírito Santo, mas é necessário arrependimento.

Os inimigos dos servos do Senhor:
  • homens de Belial
  • demônios
  • o "Eu"
  • traição
  • retroceder
  • falsos mestres
  • inimigo chefe 
Bispo Jaílson

Nenhum comentário:

Postar um comentário